terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Brasil talvez seja um dos poucos países do mundo que pode se orgulhar de ter apenas um idioma falado de Norte a Sul, certo?  Errado.

O idioma pode ser o mesmo mas há variações de região para região. O sotaque, a pronuncia, e até mesmo algumas palavras variam. Aqui em Minas por exemplo temos o chamado Mineirês que é um dialeto forte, poderoso.
Fala de minerim é assim mêzz, mas voce deve estar se perguntando: Tá mas e daí?
O problema é que eu não sabia na influência que o mineirês tinha sobre mim, e mais, eu não consigo parar de falar o indipensável: "Uai" da língua portuguesa dos mineirin de Belzonte, Berlândia, Beraba, Vairginha, Guvinadoir Valadairs, Mons Clares, Tajubá, Tabira, etc...
E aí me veio a cabeça a pergunta: "O que quer dizer UAI?"
E as respostas obtidas foram:

-Uai ? Uai é uai, uai !
-Uai vc naum sabe???
-Uai, eu tbem queria saber ? Uai . . . .
-Uuaaairmoço sô!!!
-Uai quer dizer uai memo só. ocê quiria qui uai fosse arguma coisa deferente de uai?
-Uai é uma expressão de espanto, muito usada aqui em minas.
-União dos Amigos Ingratos? ou será Um Amigo Infalível, ou ainda Um Animal Indefeso,ou será que é a palavra que usamos quando alguém pisa no nosso pé? Vixe...

E acabei descobrindo que para cada um aqui em Minas Uai é uma coisa diferente mas posso adiantar para quem não é mineiro que uai é apenas uma expressão interessante e prática que substitui outras como: "ué", "nossa", "minha nossa", "como pode", etc, enfim,dá idéia de surpresa, tipo um susto, algo assim. Mas já que pra todo mundo uai é uma coisa, criei minha própria definição de Uai, que é:
"União - Amor - Inteligência"

Tem definição melhor que essa?

Uma Breve História do UAI

Dizem que o Uai surgiu no século XX, época em que a américa latina sofreu influencia dos EUA pela teoria do presidente Monroe:"A América é dos estadunidenses". Por isso que só os estadunidenses são chamdos de amreicanos, que injustiça né?
O mundo havia deixado de ser bipolar, ou seja capitalismo dos EUA x socialismo da URSS, que foi derrotada pelo capitalismo e a influencia estadunidense engoliu a américa. Uai deriva da palavra Why(por que), é uma das expressões que ficaram marcadas pela influencia.
O sotaque caipira bem puxado de algumas partes do sul de minas também se deve aos EUA, piracicaba,americana etc...
Why não tem nada a ver com uai,cada um quer dizer uma coisa, mas é um estrangeirismo, que foi popularizado pelas pessoas de Minas Gerais sob influência dos estrangeiros que se instalaram no estado na época do desenvolvimento de indústrias siderúrgicas.
Similarmente o nome dado ao cercado para o gado "Curral" tem sua raíz primária a síntese de duas palavras inglesas: Cow Hall que faz referência ao local de contenção de vacas!

Eu acho legal o conhecimento sobre a raíz e significados de palavras ou expressões que usamos cotidianamente!

Bom por hoje é só... Não espera ainda naum acabou... Vc ainda tem q fazer aquela coisa... O que? Uai, você jura que não sabe? Vc tem qui comentar Uai...

3 Responses so far.

  1. Oi amigo,

    Adorei o post de hoje. Me fez rir. E olha que to meio depre. To meio sumido do mundo blogosférico, estou enfermo, mas já ficando bom.
    Nao some não ok?
    Abraço
    Jay

  2. Eloisa says:

    Quando é a hora de trabalhar mandamos e-mails. ADOREI.

    A palavra forró tambem veio do ingles, FOR ALL - para todos. (((:

  3. Rond says:

    hahaha
    muito bom esse seu post sobre UAI,
    eu já tive um relacionamento baseado nesse UAI! E junto com o UAI, vinha um TREM! Que eu não entendia de onde partia!
    Mineiro eh tudo gente boa!
    Abração.

Translate this blog

Mascote

Get the

Arquivo

About

Creative Commons

licença creative commons
O Blog "Delírios do Di" de Diego Barros É licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Based on a work at www.deliriosdodi.blogspot.com.

- Copyright © Diego Barros -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -